lider

Ministrando uma dança que causa um efeito no mundo Espiritual

O principal objetivo pela qual dançamos é louvar e adorar o nome de Deus, e também dançamos para ganhar almas, alcançar, curar e salvar vidas através de nossos movimentos, e SIM, isso é possível através da dança. Porém não basta apenas fazermos parte de um ministério de dança, tem que haver uma disposição em nós de darmos o melhor pra Deus com aquilo que sabemos fazer.

Nós temos vivido um tempo muito abençoado em nossa igreja, um tempo de mudanças de novas experiências, um tempo de fazer a obra com excelência. E com a ajuda dessa palavra gostaria de compartilhar algumas coisas que tem me feito entender que são necessárias para que a minha dança cause um efeito no mundo espiritual, seja aceita por Deus e seja um agente abençoador na vida das pessoas:

1ª Precisamos ser pessoas saradas: Quando dançamos transmitimos o que estamos sentindo, e transformamos sentimentos e palavras em movimentos, pois bem, se eu não for uma pessoa sarada o que estarei transmitindo para as pessoas através da dança? O que Deus vai estar recebendo? Talvez seja fácil coreografar, mas isso não significa que vai gerar algo no mundo espiritual e na vida das pessoas.

E como me torno uma pessoa sarada? Há vários fatores que ajudam a nos tornar pessoas saradas/curadas, mas eu quero citar algo que eu acredito ser o primeiro passo para isso, que é o discipulado (por isso é importante as pessoas que queiram fazer parte do ministério de dança estarem sendo discipuladas), é no discipulado que vamos entender e aprender que existem coisas que podem atrapalhar nossa vida e nossa dança, o discipulador então é o mediador entre essas “coisas” e a nossa cura. Mas precisamos entender que não é só fazer parte do discipulado, a cura em nossas vidas e consequentemente em nossas danças só acontece de fato quando dentro do discipulado eu “confesso” para o meu discipulador (a) coisas que podem estar me prejudicando, é por meio desse “confessar” que há realmente a cura, a bíblia é bem clara em Tiago 5.16: Portanto confessem os seus pecados uns aos outros para que vocês sejam curados […] Esses uns aos outros seriam nossos líderes espirituais e o discipulador é um líder espiritual. O discipulador é quem tem a visão da vida do discípulo e com toda certeza ele ajudará o discípulo a se tornar uma pessoa sarada (aconteceu e vem acontecendo comigo). É muito importante que os ministros da dança sejam pessoas que estejam participando do discipulado.
2ª Precisamos ter intimidade com o Deus da dança e mantê-lo em primeiro lugar: Na intimidade é você e Deus (Mateus 6.6) “Nossa intimidade não pode se basear em uma variável no domingo, mas em uma constante durante toda a semana” foi mais ou menos isso que o Pr.Climar disse em um culto esses dias. E realmente nosso relacionamento com Deus não pode se basear em apenas finais de semana, mas tem que ser algo que acontece todos os dias, e eu acredito que intimidade não é orarmos mecanicamente e sem parar, mas sim passarmos um tempo significativo e de qualidade com Deus. Então, a intimidade com Deus é um passo super-importante para que minha dança cause um efeito. É bom entendermos que uma vida de atividades não substitui uma vida de intimidade (Deus vem trabalhando isso comigo), não importa a quantidade de coisas que você faça pra Deus se você não tem intimidade com Ele, essas coisas se tornam NADA.

Se meus movimentos são para Deus, a minha dança tem que estar ligada com Ele, e essa ligação só acontece com uma vida de intimidade.

Mateus 6.33 fala sobre buscar PRIMEIRO o reino de Deus. Ele tem que ser o primeiro, caso contrário nada vai acontecer através de nossa dança, e Ele será o primeiro a partir do momento que assumirmos um compromisso real. Além de Deus ser o primeiro em nossa vida, Ele tem que ser o agente motivador da nossa dança, ou fazemos parte do ministério de dança porque é bonito, porque não me encaixo em outro ou até mesmo pra chamar a atenção? Se a nossa motivação não estiver voltada á Deus com toda certeza nossa dança não fará diferença alguma.

3ª Precisamos de visão para o nosso ministério: A essência da visão é de enxergar além do que seus olhos físicos conseguem ver — de não apenas ver oque é, mas também o que pode vir a ser e tornar isso uma realidade. Visão é um conceito que é inspirado por Deus. E podemos dizer ainda que vista é diferente de visão, pois a vista é uma função dos olhos mas a visão é uma função do coração. O propósito é o fundamento da visão e a visão é a manifestação do propósito. Propósito é o que você nasceu para fazer e visão é quando você vê isto.

Quando você está em seu propósito, você não faz parte de um ministério de dança só pra dançar e porque é legal, mas você está ali para maximizar o seu potencial e ser usado por Deus através disso. O que nos falta dentro do ministério de dança é a visão, porque quando você consegue ver o que é possível e acreditar que, de fato, pode se tornar realidade, isto torna você capaz de realizar o impossível. Veja e acredite que é possível pregar as boas novas e ganhar almas através da dança, que é possível chamar a atenção de Deus com seus movimentos, veja e acredite que um ministério de dança não foi chamado só para ser mais um ministério dentro da igreja, mas que pode ser uma ferramenta nas mãos de Deus.

“Quando você consegue ver o que quer e realmente acredita que é capaz, não importa o que aconteça você nunca desiste.”

4ª Precisamos de atitude: Eu poderia escrever muitas coisas aqui em relação a atitude mas quero resumir com um exemplo bem clássico da bíblia: “Davi só se tornou o grande Rei Davi, porque Ele sabia e entendia do que era capaz. E ele visualizou através daquele gigante uma oportunidade de ser tornar conhecido. Davi confiou no seu potencial e teve uma ATITUDE.” O fator de nosso sucesso é conhecer o nosso potencial, e quando nos diminuímos diante do que queremos nunca vamos ter o que de fato merecemos. Deus tem coisas grandes para no nosso ministério, mas por vezes nós mesmo nos diminuímos acreditando que somos pequenos demais para conquistar, mas Davi também era pequeno e matou um gigante. O que nos falta é atitude em reconhecer que podemos fazer muitas coisas em Deus, que podemos tornar nosso ministério de dança um ministério que abençoa outras vidas, as vezes as coisas não acontecem porque os próprios integrantes do ministério não valorizam e não acreditam em si, não acreditam que Deus pode agir através da dança, se você que faz parte de um ministério de dança não acreditar nisso e não buscar isso é bem provável que não aconteça mesmo. Então que possamos ter mais ATITUDE saindo da zona de conforto e acreditando que Deus pode usar nossa dança SIM.

Esses 4 passos, são 4 de MUITOS passos que devemos seguir para que nossa dança cause um efeito no mundo espiritual, para que ela seja aceita por Deus e abençoe pessoas. Talvez seguir esses passos não seja uma tarefa muito fácil, mas é uma tarefa um quanto que necessária para que nosso ministério seja um ministério que faça a diferença.

Liderança sadia, ministério saudável

Nada acontece sem liderança. Nada se desenvolve sem liderança. Todos nós em algum momento precisamos ser “dirigidos”. E em um ministério de dança também é preciso uma liderança eficaz e sadia.

Fazem 3 anos que sou líder do Ministério de Dança aqui na igreja, e posso dizer que já passei por muita coisa durante esse período, aprendi e entendi muitas coisas, algumas demorei um pouco, outras aprendi e entendi mais rápido. Nessa caminhada, já falhei algumas vezes, e acertei outras. E como eu sei que todo líder precisa de um mentor espiritual, eu só tenha que agradecer a Deus porque em minha volta não faltam pessoas em quem posso me espelhar, em quem posso confiar, pessoas que de alguma forma sempre me ajudam.

Baseado em tudo que aprendi com Jesus, meus líderes e minha discipuladora, hoje eu gostaria de compartilhar algumas coisas que eu acho necessárias em relação a liderança de um Ministério de Dança:

1ª Liderança sadia antes de ser governo é exemplo – Tudo começa com o líder, então antes de tudo um líder tem que ser exemplo. Porque ninguém pode cobrar o que não faz ou o que não é. Se você quer que seu ministério cresça, dê frutos, faça a diferança, começe ser exemplo antes de governo.

2ª Liderança sadia tem vida de oração– Já estamos cansados de saber que nada acontece sem oração. E toda a nossa dança, tudo que venhamos fazer para Deus através de nosso ministério só vai funcionar atravéz de oração.

3ª Liderança sadia é liderança que preza a santidade– A qualidade de um ministério de dança não se diz pela quantidade de pessoas que fazem parte dele, mas pelo compromisso dessas pessoas em se manterem santas. Pode ser a coreografia mais linda, com o maior número de pessoas, com os passos mais diíceis, mas se não há uma vida de santidade NADA ACONTECE.

4ª Liderança sadia tem visão– Os métodos podem mudar, mas a visão NÃO. Você pode mudar o modo como ensaia, os dias que ensaia, o horário que ensaia, mas não poderá mudar o objetivo da sua dança (que é adorar), se isso acontecer é porque seu Ministério não tem visão,ou a visão é distorcida. Os métodos para você alcançar qualquer coisa dentro do Ministério podem mudar, mas você precisa ter uma visão clara para o seu ministério, e a visão não se pode mudar.

5ª Liderança sadia distribui tarefas– Um líder não faz tudo sozinho, nunca vai conseguir fazer tudo sozinho. Por isso que em I Co 12 a Igreja é comparada á um corpo, porque no corpo existem vários membros e cada membro tem a sua função, sua importância e um precisa do outro.É exatamente assim dentro do ministério de dança, cada membro tem a sua importância, e um bom líder deve valorizar isso e distribuir muito bem as tarefas.

6ª Liderança sadia tem seu sistema de crença sempre ativo– Ninguém vive a cima do seu limite de crença. Um líder tem que ser uma pessoa de fé, acreditar que os sonhos do ministério se realizarão, acreditar que Deus tem coisas grandes para fazer através da Dança. O seu sistema de crença confia em seu potencial e produz confiança,e a sua crença deve motivar sua atividade não de acordo com o que você vê, mas de acordo com o que você crê.

7ª Liderança sadia contagia– Uma coisa que talvez eu tenha demorado um pouco pra entender, mas creio que entendi. O líder deve ter seu sistema de crença sempre ativo, porém tem que mostrar isso para seus liderados. Não adianta você crer que sua dança é capaz de gerar algo no mundo espiritual, que sua dança é aceita por Deus, que sua dança pode curar pessoas, que pode ganhar muitas vidas pra Jesus, sonhar com muitas coisas para seu ministério,mas não contagiar seus liderados com todo seu entusiasmo e sua fé.

8ª Liderança sadia preza por unidade– Uma das bases de um ministério de Dança é a unidade entre TODOS os membros. A nossa dança só vai fluir se todos o membros do corpo estiverem unidos em só objetivo e se dentro dessa unidade existir um amor genuíno. E essa unidade começa pelo líder, onde ele se relaciona com TODOS o membros, não apenas com aquele que ele tem mais “afinidade” (Deus falou muito comigo em relação á isso).

9ª Liderança sadia decide firmemente– O líder não pode ter medo de expor suas ideias dentro do ministério por medo do que os liderados vão achar ou pensar, um líder tem que ter o pulso firme mas sem precisar “pisar” em ninguém. Decidir firmemente na hora de resolver os problemas, na hora de corrigir, na hora de decidir o que é melhor para o ministério.

10ª Liderança sadia não desiste– Eu não posso deixar de citar aqui algo que meu líder Juliano Biscaia vem falando á alguns dias: “Ninguém abandona o que é”. Ou seja, se você é de Deus você não vai abandonar Ele, não vai trocá-lo por nada. Se você realmente ama o ministério do qual faz parte, você não abandona ou desiste por qualquer coisinha. Se você é verdadeiramente um líder nunca vai abandonar, caso contrário nunca foi um líder de verdade. Jesus não abandonou a cruz.

“Uma liderança sadia vai gerar um ministério saudável com liderados sarados.”

Por fim,deixo aqui como exemplo o maior líder que já existiu: JESUS CRISTO, que venhamos olhar para Ele sempre, e nos inspirar Naquele que viveu cada um dos seus dias para fazer a vontade de Deus.

Priscila Bastos

380678_333300050084706_121928720_n 525854_321896347891743_1969859776_a G G G

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.


Hit Counter provided by Sign Holders